segunda-feira, 9 de agosto de 2010

As Grandes Damas do Candomblé - Mãe Cleusa de Nanã



Em 18 de outubro de 1998, a comunidade do Ilê Iyá Omin Axé Iyamassê, e por extensão, todo povo-de-santo da Bahia e do Brasil, perdia a iyalorixá Cleusa Millet, primogênita de mãe Menininha do Gantois (1894-1986), que a substituiu no trono sacerdotal daquela casa de 1989 até o já referido ano de sua morte. Iyá Cleusa pertenceu a grande dinastia de mulheres negras que compuseram um dos mais importantes legados religiosos de herança africana no Brasil: o Axé Gantois. Desde criança, ela demonstrou uma forte personalidade e se construiu como mulher fora de muitos padrões seguidos e impostos a pessoas que tinham a sua condição étnica, sexual e social. Impressionava a todos com a força de suas decisões, determinação e de certa forma, com as transgressões que cometeu ao longo de sua vida, em nome de muitos avanços que gerou para si e para sua família consangüínea e espiritual. Cleusa nasceu em 1923, e já em finais de 1938, aos 15 anos, chamou a atenção da pesquisadora estadunidense Ruth Landes, que viu na jovem uma outra possibilidade de exercício de feminilidade e de independência em relação ao forte domínio exercido pelos homens desta nossa terra naquelas épocas. A sua trajetória de vida a fez morar por 18 anos no Rio de Janeiro, onde teve seus três filhos, só retornando a viver no Gantois no começo dos anos 60, quando começou ao lado da mãe Menininha , então já prestigiosa ialorixá entre nós, a cuidar liturgicamente do complexo universo religioso daquele Candomblé. Além de braço direito da mãe, obrigou-se a estudar fazendo o curso técnico de Obstetriz, na Faculdade de Medicina da Bahia. Trabalhou também como bancária, e foi, de fato, como havia previsto Ruth Landes, um exemplo feminino de independência e rigor litúrgico que deu continuidade aos ensinamentos ancestrais de D. Maria Júlia da Conceição Nazareth, sua bisavó e fundadora do terreiro do Gantois. Mãe Cleuza corporificou a imagem das mulheres altivas e determinadas, circunscritas na esfera das religiões afro-brasileiras, inteligentes e políticas, estudadas, que levaram para o seu sacerdócio, suas experiências como cidadãs, impondo-se como mulheres negras do Candomblé, dialógicas e proponentes de outras práticas que negassem o forte racismo existente em Salvador e em todo Brasil. Ela se representa assim ao lado da grande Stella de Oxossi, e de sua própria irmã caçula, Mãe Carmem de Oxaguian, sucessora de Cleuza e atual iyalorixá do Gantois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário